quinta-feira, 25 de março de 2010

Reforma Ortográfica




Estamos passando por um período de transição em nossa língua. Ainda que com grandes contradições e controvérsias, a Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa entrou em vigor em 2009, com a ressalva de haver um período de adaptação até 2012. Essa Reforma tem como objetivo unificar a ortografia em todos os países lusófonos, facilitando a comunicação e unificando a forma de escrever. Outras língua de grande alcance já passaram por esse processo; inglês e espanhol já reestruturaram sua ortografia, e fazem periodicamente uma pequena "manutenção" dos pontos apontados. O Brasil fez sua própria reforma no início do século XX, mas é a primeira vez que todos os países de língua portuguesa se envolvem (mesmo com alguns contrariados).
Seguem aqui alguns links interessantes sobre a reforma, incluindo alguns quadrinhos, que através do humor, nos ajudam a memorizar e praticar as regras:

As regras da Reforma com comentários do Prof. Pasquale Cipro Neto: http://www.reformaortografica.com/

Opinião Contrária à Reforma: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=550JDB011

Consultar o VOLP-Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa: http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23

A Reforma em quadrinhos (divertidíssimo) : http://educacao.uol.com.br/album/tiras_reforma_album.jhtm

Boa leitura para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.