quarta-feira, 5 de maio de 2010

Mais um pouco de Paulo Freire!

Aprender e ensinar!
"Por outro lado, como salienta François Jacob*, nós somos seres “programados mas para aprender”. Nesse sentido, aprender e ensinar, já que um implica o outro sem que jamais um prescinda normalmente do outro, vieram, na história, tornando-se conotações ontológicas.
Aprender e ensinar fazem parte da existência humana, histórica e social, como dela fazem parte a criação, a invenção, a linguagem, o amor, o ódio, o espanto, o medo, o desejo, a atração pelo risco, a fé, a dúvida, a curiosidade, a arte, a magia, a ciência, a tecnologia. E ensinar e aprender
cortando todas estas atividades humanas.

Foi exatamente porque nos tornamos capazes de dizer o mundo, na medida em que o transformávamos, em que o reiventávamos, que terminamos por nos tornar ensinantes e aprendizes. Sujeitos de uma prática que se veio tornando política, gnosiológica**, estética e ética.
Seria realmente impensável que um ser assim, “programado para aprender”, inacabado, mas
consciente de seu inacabamento, por isso mesmo em permanente busca, indagador, curioso em
torno de si e de si no e com o mundo e com os outros.
"

* François Jacob, Le Courrier de L'unesco, Février, 1991
** gnosiologia (gno-si-o-lo-gi-a) s. f. - Parte da filosofia que estuda as bases do conhecimento humano.


Esse trecho foi tirado do livro:
Política e educação : ensaios / Paulo Freire. – 5. ed - São Paulo, Cortez, 2001.
(Coleção Questões de Nossa Época ; v.23)

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