sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Gestão ambiental na competitividade empresarial

O meu oi para todos os alunos ja conhecidos e sejam bem vindos o novos alunos! Esse texto é bem legal, aqui está o resumo, quem tiver interesse acesse o link: http://www.elluxconsultoria.com.br/influ.pdf

A INFLUÊNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL NA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL: FATOS, RUMOS E TENDÊNCIAS
O antigo paradigma de que investir na gestão ambiental representa custos e reduz a competitividade empresarial está em cheque. Partes interessadas poderosas estão se envolvendo e gerando modificações significativas no panorama: clientes, financiadores e acionistas, dentre outras.

Está nascendo um novo panorama de relações, demandas, instrumentos e respostas aos problemas ambientais, mais abrangente, mais integrado ao negócio e ao social (p.ex. o chamado “tripple bottom line”, tripé socialeconômico e ambiental), e inserido em todas as componentes do negócio.

Muitos autores e pesquisadores estão estudando meios de provar a validade do novo paradigma, ou refutar o antigo, ou definir alguma situação intermediária, onde investir em meio ambiente auxilia nos fatores competitivos dependendo de circunstâncias específicas. Neste último contexto se insere o presente artigo. Serão discutidos os principais estudos e correntes envolvidas frente ao paradigma definido, procurando mostrar as ferramentas e dados emergentes, tais como o Dow Jones Sustainability Index (e outros critérios para investimentos “éticos”), os casos e a matriz de correlação entre gestão ambiental e competitividade empresarial propostos por Elkington (2002), considerado o autor do conceito do “tripple bottom line”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.