terça-feira, 19 de abril de 2011

Para recrutadores, senso de responsabilidade dos candidatos pesa mais que boa formação.


Levantamento aponta ainda que 68% das companhias dizem não estar satisfeitas com os candidatos que participam nos processos seletivos.
Uma pesquisa realizada pela Curriculum ouviu cerca de 540 empresas sobre o que elas estão levando em conta na hora de recrutar um novo profissional agora neste ano de 2011. A conclusão foi de que responsabilidade, ética e comprometimento com resultados são as qualidades mais apreciadas. Numa análise do comportamento dos colaboradores que já integrados às companhias, compromentimento, objetividade e proatividade são os três fatores que mais precisam ser aprimorados.

"Pode-se perceber que a responsabilidade com as metas estipuladas é o mais desejado e, muitas vezes, o que mais precisa ser desenvolvido pelos profissionais. O engajamento é essencial e o colaborador precisa entender claramente a importância de atingir metas para a saúde de toda a empresa e saber o quanto ele é importante para o todo", observa Abrileri.

Quanto à responsabilidade de forma geral, é importante o profissional saber que esse é um requisito mínimo que ele deve ter e jamais deve ser citado como um diferencial. "Chegar no horário, realizar tarefas de sua responsabilidade e nunca faltar ao trabalho são apenas requisitos básicos para ser visto com bons olhos pela liderança, mas não servem como argumento, por exemplo, para ganhar mais", considera a analista de recursos humanos da Global Network, Mônica Veridiano.

Insatisfação

Ainda no levantamento, 68% das companhias dizem não estar satisfeitas com os candidatos que participam nos processos seletivos. "Esse quadro é preocupante. Enquanto o Brasil precisa cada vez mais de mão de obra qualificada, muitas empresas ficam desapontadas com a mão de obra disponível, que se mostra pouco qualificada e pouco capacitada, inviabilizando assim a contratação destes recursos", comenta o executivo.

Formação

Segundo Abrileri, os candidatos devem ficar atentos também aos estudos. "Boa formação, aliada a bons valores e atitudes, formam o profissional desejado não só para 2011, mas para os anos que seguem, que são muito promissores para o país", conclui o presidente da Curriculum.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.