domingo, 28 de agosto de 2011

Visita Técnica - Bovespa - Contabilidade Extensão Oscar Graciano

No sábado (13/07/2011) os alunos dos cursos Contabilidade I, II e III realizaram uma visita técnica das 11h às 13h acompanhados pelos professores Claudia Leite Machado e Paulo José Soares. Nessa oportunidade a BOVESPA após solicitações dos alunos, autorizou a entrada de acompanhantes. Ficou combinado que cada turma realizaria um resumo sobre a visão que tiveram da visita.
Segue informações transmitidas pelos alunos Bruno(Peixe), Rafael, Stephanie e Tais da turma Contabilidade III, logo mais serão postados os resumos de contabilidade I e II.


O que é a BM&FBOVESPA?

A BM&FBOVESPA é a Bolsa de Valores de São Paulo. Esta fica localizada no coração da cidade de São Paulo e é o único centro de negociação de ações do Brasil. Lá, as empresas disponibilizam suas ações para que pessoas físicas ou empresas venham à se tornar seus acionistas através da compra desses papeis. Hoje não existe mais aquela imagem de gente gritando com telefones nos ouvidos e tudo mais. Como na maioria das Bolsas mundiais, o pregão é realizado eletronicamente.

Quais as principais funções da Bovespa?

• Fazer o meio-de-campo entre as pessoas interessadas em aplicar suas economias em ações e as empresas que precisam de recursos para crescer.
• Proporcionar as condições necessárias de rapidez, transparência e segurança para que as corretoras de valores possam intermediar as negociações para seus clientes.
• Auxiliar na formação de preços, garantindo que os negócios sejam realizados seguindo as regras e normas estabelecidas pela CVM.
• Criar uma auto-regulação, oferecendo sistemas operacionais tecnologicamente eficazes e economicamente transparentes ao mercado.
• Educar pequenos e grandes investidores aos conceitos sobre o mercado acionário para que os investidores conheçam a importância de formar um patrimônio investindo em ações e mostrar os seus reflexos para o desenvolvimento econômico do país.
O que é Ibovespa?
O Índice Bovespa (Ibovespa) é o mais importante indicador do desempenho do mercado de ações brasileiro, pois retrata o comportamento das principais ações negociadas na BOVESPA. Ele é formado a partir de uma aplicação imaginária, em Reais, em uma quantidade teórica de ações (carteira). Sua finalidade básica é servir como indicador médio do comportamento do mercado.


Foto & Conclusão sobre a visita:

A Visita a BM&FBOVESPA apresentou uma excelente oportunidade para aprender, aprofundar ou reciclar os nossos conhecimentos empresariais, através de uma programação ampla, diversificada e moderna de palestras e mini-cursos, ministrada por profissionais com larga experiência no mercado e professores especialistas no assunto. Concluímos que A Bolsa de Valores de São Paulo - BOVESPA é a maior bolsa de valores da América Latina e exerce o papel de fomentar o mercado de capitais brasileiro. Para tanto, desenvolve inúmeros programas de educação e popularização de seus produtos e serviços. Também gerencia investimentos sociais, com foco no desenvolvimento de comunidades que se relacionam com seu universo.


Um comentário:

  1. Boa tarde Noelsi.
    A data correta da vistita é 13/agosto (ou 13/08 se preferir).
    Se puder altere.
    Até mais, Maria Amélia

    ResponderExcluir

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.