terça-feira, 31 de maio de 2011

Retorno às atividades

Alunos,

As atividades escolares serão retomadas amanhã nos três períodos, inclusive nas classes descentralizadas (Oscar Graciano e São Lourenço da Serra).

Informo, contudo, que professores e funcionários continuarão participando dos movimentos organizados para alcance de suas reivindicações, em datas que serão informadas oportunamente.

Maiores informações serão fornecidas no decorrer das aulas.

Compareçam.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

COMUNICADO A RESPEITO DA GREVE

Senhores Pais e Alunos da Etec Carapicuíba e Extensões,

Os Professores e Funcionários reuniram-se em assembléia, dia 26/05 e decidiram pela manutenção da Greve!

Na terça-feira 31/05 haverá outra assembléia.  


Aguardem mais informações via este blog!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

POSIÇÃO EM RELAÇÃO A GREVE

Boa tarde alunos,

Gostaria de agradecer ao apoio de vocês em relação a nossa causa, e dizer-lhes que estamos próximos de conseguir, não o que pedimos, mas melhor do que nos fora proposto.
Teremos mas uma assembleia, que pode ser decisiva, em 31/Maio, mas confesso a vocês que gostaria de voltar as aulas para não prejudicar nosso semestre (não em qualidade pois garanto a vocês que será a mesma dedicada em sala, sem subtração de tempo, explicações ou bases tecnológicas durante as reposições).
As atividades que já tinham data prospostas serão remarcadas, e as exigências esclarecidas.
Acompanhem o blog, se precisar liguem na escola, e se posicionem sobre o que está acontecendo.
Administraodores e contabilistas, muito obrigada pelo apoio em nome de todo o corpo de funcionários da Etec Carapicuiba e extensões.

Até mais

terça-feira, 24 de maio de 2011

Cancelamento Visita Técnica ao CIEE

Caros alunos,

Não será possível realizarmos a visita planejada ao CIEE nesta sexta-feira.

Os poucos alunos que realizaram o pagamento podem procurar pela coordenação nesta quinta-feira, a partir das 11h até 17h, para devolução dos valores.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

COMUNICADO A RESPEITO DA GREVE

Senhores Pais e Alunos da Etec Carapicuíba e Extensões,

Os Professores e Funcionários reuniram-se em assembléia, hoje, 23/05 e decidiram pela manutenção da Greve!

Na quinta-feira 26/05 haverá outra assembléia.  Aguardem mais informações via este blog!

domingo, 22 de maio de 2011

Exame de Suficiência - Contabilidade

Com a aprovação da Lei n.º 12.249/10, que alterou alguns dispositivos do Decreto-Lei n.º 9.295/46, a Contabilidade entrou, enfim, na era da modernização. A lei trouxe, além do reconhecimento da profissão perante a sociedade, a obrigatoriedade do Exame de Suficiência para o exercício da atividade contábil no Brasil.

Antiga aspiração do Sistema CFC/CRCs, a reformulação da Lei de Regência e a obrigatoriedade do Exame de Suficiência são frutos de um processo de discussões que envolveram o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), os 27 Regionais de Contabilidade (CRCs) e a participação direta dos contabilistas, por meio de audiências públicas. Finalmente a classe contábil brasileira foi contemplada com a vitória mais importante dos últimos tempos.

A consequência imediata dessas mudanças será a formação de profissionais com uma base mais sólida. O esforço para o aprimoramento não termina, no entanto, com a aprovação no Exame de Suficiência. O Sistema Contábil Brasileiro está voltado para a necessidade da qualificação e tem desenvolvido um projeto de educação continuada dos mais avançados do País.

O Exame de suficiência não se trata, apenas, de uma prova para medir conhecimentos e legitimar um registro profissional. Agora é dada a ele, a dimensão de sua importância. Trata-se de um instrumento fundamental para estimular a modernização das instituições de ensino e dos currículos dos cursos de Ciências Contábeis e de Técnico em Contabilidade. Pois, com o investimento na formação dos novos profissionais, o Conselho Federal de Contabilidade continuará avançando como categoria e se adequando às demandas em tempo de economia globalizada e revolução tecnológica.

Logística Reversa

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), criada a partir da lei 12.305/2010, foi debatida com representantes de municípios e empresas de mais de 35 cidades da região na manhã do dia 16 de fevereiro, na sede do Consórcio PCJ, em Americana (SP). A reunião foi promovida pelo Grupo de Estudos Jurídicos e Grupo das empresas da entidade, com o apoio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) de Americana e da empresa Ciclo Ambiental.

A PNRS estabelece normas e regras de geração, reaproveitamento, reuso, reciclagem, tratamento e destinação dos resíduos. Para o palestrante Marcos Eduardo Gomes Cunha, da empresa Ciclo Ambiental, a lei traz uma mudança na visão que se tem sobre o tema. “Há uma nova leitura de que resíduo sólido é caracterizado por possuir um valor econômico e social, porque é possível reprocessá-lo e ter um novo produto”, explica.

Para entender a lei, é necessário compreender a distinção que ela faz entre resíduo sólido de rejeito. Resíduos sólidos são considerados todos os materiais passíveis de reaproveitamento ou reuso, enquanto rejeito é o resíduo em que se esgotou todos os processos de reciclagem e ainda é necessário seu descarte em aterros ecologicamente corretos.

Logística reversa e acordo setorial
A lei trouxe duas grandes ferramentas no gerenciamento de resíduos: a logística reversa e o acordo setorial. A logística reversa viabiliza a coleta e restituição dos resíduos gerados para serem reaproveitados em seus ciclos ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação correta. “Portanto, a embalagem com o produto que o consumidor final compra no supermercado, deixa de ser propriedade dele para ser de quem a produziu”, esclarece o Gerente Técnico do Consórcio PCJ e Coordenador do Programa de Resíduos Sólidos, Alexandre Vilella.

O Acordo Setorial é um contrato firmado entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, no qual todos os envolvidos no processo compactuam da responsabilidade compartilhada pela coleta e destino adequado desses resíduos. O consumidor não participa do acordo, mas tem de fazer parte do ciclo.
Um exemplo dessa aplicação é na questão de embalagens alimentícias. A indústria produz a embalagem para uma fábrica de alimentos que o vende para o mercado atacado que por sua vez o revende para o varejo, chegando ao consumidor final. “A população tem de possuir um sistema para devolver esse material, para envolver a todos no processo. Sem estrutura fica difícil desse consumidor se comprometer com a devolução dos resíduos”, comentou na apresentação de sua palestra, o representante do CIESP, Jorge Rocco.

Licenciamento ambiental exigirá Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Rocco ainda atentou para o setor da indústria que lida com resíduos perigosos, que já seguem uma lei específica. “A obrigatoriedade da existência de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos será uma premissa para obter o licenciamento ambiental e o solicitante terá que provar a viabilidade técnica e econômica desse plano, ou seja, se é viável economicamente continuar gerando e operando resíduos perigosos”, disse ele.

Os planos de gerenciamento de resíduos sólidos merecerão atenção especial por parte do setor industrial, haja vista que renovações de licenças poderão ser cortadas caso a viabilidade técnica e econômica não seja comprovada através de melhora de índices ambientais.

As micro e pequenas empresas também foram lembradas no encontro. “As micro empresas, desde que façam parte de uma cadeia produtiva, podem participar de um plano macro – envolvendo outros fabricantes – ao invés de um específico”, afirmou Rocco, lembrando que isso pode gerar dificuldades na obtenção de licenças ambientais.

Lixões devem desaparecer até 2014
Aos municípios também caberá a implantação de coleta seletiva e destinação adequada do lixo coletado nas cidades. A lei 12.350/10 estabelece que todos os lixões – em que não se há uma preocupação com as condições, diferentemente do que ocorre num aterro sanitário – sejam desativados até 2014.

“Dinheiro tem e muito no financiamento de obras para a execução da PNRS. Existem diversas linhas de crédito no Banco Mundial, tanto para municípios como para indústrias, com juros melhores que do BNDES. Basta apenas se enquadrar às regras dele”, disse o representante da Ciclo Ambiental Marcos Cunha.

Ele ainda comentou que “temos tecnologia para essas obras a ponto de reduzir os custos a patamares de um aterro sanitário, viabilizando assim a substituição desse tipo de iniciativa”.

O evento contou ainda com as presenças do representante do CIESP de Americana, Leandro Zanini, e do Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Dalto Favero Brochi, que participaram da abertura do encontro.

O Consórcio PCJ desde o ano passado vem dando atenção especial ao tema. Diversos workshops e palestras informativas foram realizados e desde o segundo semestre de 2010 o estudo sobre destinação de lodos de ETAs e ETEs está em curso, os primeiros resultados deverão ser apresentados no próximo mês e o relatório completo será entregue até o final de 2011.

Desde 2007, a entidade vem apoiando municípios na elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico, que engloba esgotamento sanitário, abastecimento de água, drenagem urbana e gerenciamento de resíduos sólidos.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Comentários Anônimos

Como já existe um recado nos Blogs acreditei que não fosse necessário, mas...

Ao deixar um comentário, identifique-se. Comentários Anônimos NÃO serão publicados.

Se não tiver um login do gmail, identifique na mensagem

Importante

Prezados alunos

Os Professores Eduardo Ramos e Renata Vincentin, de Comunicação Visual e Administração respectivamente, não estão em greve. Portanto, suas aulas estão transcorrendo normalmente. As ausências dos alunos serão contabilizadas normalmente. Fiquem atentos!

COMUNICADO GREVE

Senhores Pais e Alunos da Etec Carapicuíba e Extensões,

os professores e funcionários decidiram pela manutenção da Greve e convidam a comunidade para o ato público de amanhã 20/05 às 14hs no vão livre do MASP.

Na segunda-feira 23/05 via blog será informado o posicionamento da greve.

Aguardem mais informações via blog.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Visita Empresa Siner - adiada

Boa tarde alunos dos 2º módulos de Administração manhã e tarde,

A visita técnica prevista para 23/05 foi adiada. A nova data será informada no retorno às atividades escolares.

Profa. Marcela.

MAterial Prometido em Aula - MAria Amélia

Boa tarde Alunos de Administração e Contabilidade,

Fiquei devendo alguns materiais nas últimas semanas de aula, então vou postar para que em nossa retomada não precisarmos voltar as aulas. Copiem os links (a copiadora do Oscar só terão o documento impresso após o retorno das aulas)

Cont III: Despesas Indedutíveis e Apuração do lucro Real
http://www.mediafire.com/?jol2w2bwf46d60j
http://www.mediafire.com/?kq9adstps9h7yjv

Adm I manhã e noite: Correção do enunciado (exercico b) Gabarito dos exercicios de operações com mercadorias
http://www.mediafire.com/?a5ckdc98n2c5961

Adm II manhã e noite: Enunciado e Gabarito Criterios de Avaliação de estoques:
http://www.mediafire.com/?2q96p4xdtlbkm7g

As demais turmas (que eu me lembre de ter anotado na agenda) não tem gabaritos em abertos.

A turma de CONT II tem atividades que serão conferidas em sala, e nosso próximo tema será calculo de ICMS e ISS.

Até a volta pessoal!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Visitas Siner, Museu da Língua Portuguesa e CIEE

Caros alunos,
Estarei na Etec amanhã (17/05) às 16h e as 19h para recebimento dos valores e autorizações assinadas para as visitas técnicas à empresa Siner (23/05) e CIEE (27/05). Na quarta-feira dia 18/05, estarei na Etec as 11h com a mesma finalidade.

Caso não seja possível arrecadarmos os valores necessários, as visitas serão canceladas.

Informo que a visita ao Museu da Língua Portuguesa no sábado dia 21/05 será realizada.
Os professores estarão no Museu aguardando-os entre 10h e 12h (previsão de encerramento da visita).

A professora Simone Sala sairá da estação de Carapicuíba às 09h, caso queiram acompanhá-la.
Lembro que os alunos menores devem apresentar autorizações.

Grata,
Profa. Marcela

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Comunicado sobre a paralisação







Senhores Pais e alunos,

Conforme divulgação feita na semana passada, os professores e funcionários da Etec Carapicuiba se reuniram hoje (16/05) para decidir sobre a manutenção da greve.

Por decisão da maioria, a greve será mantida até o próximo informe via blog.

Os professores estarão disponíveis na Etec amanhã (17/05) para possíveis esclarecimentos e produção de material para a divulgação da paralisação, as 10h, as 14h e as 19h.

Certos de contarmos com o apoio e a compreensão de todos, subscrevemo-nos.

Professores e Funcionários.

Visitas Siner, Museu da Língua Portuguesa e CIEE

Caros alunos,



Estarei na Etec amanhã (17/05) às 16h e as 19h para recebimento dos valores e autorizações assinadas para as visitas técnicas à empresa Siner (23/05) e CIEE (27/05). Na quarta-feira dia 18/05, estarei na Etec as 11h com a mesma finalidade.




Caso não seja possível arrecadarmos os valores necessários, as visitas serão canceladas.




Informo que a visita ao Museu da Língua Portuguesa no sábado dia 21/05 será realizada.




Os professores estarão no Museu aguardando-os entre 10h e 12h (previsão de encerramento da visita).




A professora Simone Sala sairá da estação de Carapicuíba às 09h, caso queiram acompanhá-la.




Lembro que os alunos menores devem apresentar autorizações.




Grata,




Profa. Marcela

domingo, 15 de maio de 2011

Logística - Armazenagem

Muitas variáveis entram na análise para decisão de se buscar a opção de um processo operacional de armazenagem de mercadorias e produtos na logística. Considerando que armazenagem é a administração do espaço que se dispõe para manter os estoques, logo percebemos que trata-se de uma atividade que necessita de um alto grau de planejamento, pois quando tratamos com armazenagem estamos relacionados diretamente a algumas condições chaves para o seu satisfatório desempenho como:
• Localização: onde recomenda-se priorizar estruturas de armazenagem com boa localização geográfica com vias de acesso facilitado de modo que beneficie o trânsito dos meios de transporte;
• Espaço físico: o tamanho (dimensão) da área destinada à armazenagem deve ser compatível (suficiente) para o que se destina e que facilite as operações internas de movimentação de cargas e aos meios de transporte a serem utilizados;
• Arranjo físico: utilizar na estrutura de armazenagem o que melhor se adequar às necessidades e características dos produtos, visando otimizar espaços que possibilitem receber maior quantidade de itens com a menor quantidade possível de movimentação interna, bem como analisar a melhor opção de transporte interno para movimentação dos produtos, facilitar acessos e reduzir movimentos desnecessários de trabalhadores envolvidos na operação, diminuindo desta forma pontos de refugos e retrabalhos;
• Sistemas de informações: refere-se às tecnologias aplicadas para o gerenciamento da armazenagem, operar com sistemas de TI que melhor se modelar para a atividade desenvolvida, primando por eficiência em controles de recebimento e expedição, localização de itens, transferências de produtos, kanban eletrônico, EDI etc;
• Recursos humanos: representa grande parte do custo total, dessa forma, deve ser composta por pessoas qualificadas aumentando a chance de sucesso do empreendimento.

A armazenagem possue ainda um aspecto de elevada consideração que é a capacidade de causar impacto direto nos custos do negócio como um todo, pois assimila significativa parcela dos custos logísticos considerados à cadeia como um todo.

Pode ser justificada a opção pela armazenagem de produtos seja em qualquer fase (matéria-prima, semi-acabado ou acabado), pela autonomia que se pode ganhar sobre a linha de ação a ser tomada frente às prioridades aparentes do mercado como: variáveis envolvendo o mercado de transporte quando das suas oscilações, administração entre demanda e oferta, auxílio estratégico para o processo de produção e como apoio comercial e ferramenta de marketing.

Partindo para uma análise mais detalhada, vamos observar que, quando falamos em redução de custos de transporte, temos a intensão de desonerar valores gastos com movimentações desnecessárias ou excessivas dos produtos ao longo da cadeia, o que obviamente causará custos agregados ao produto final, onde estrategicamente a opção pela armazenagem operacionalmente bem aplicada, pode ser uma alternativa interessante também economicamente.

A coordenação entre demanda e oferta, servem muito para estudos de processos produtivos que trabalham com sazonalidades de seus produtos, visto que a coordenação entre demanda e oferta desproporcional torna-se muito cara para o conjunto do negócio, onde a armazenagem para estes momentos pode proporcionar a produção regular o que poderá ajudar muito na equalização dos custos médios;

Como requisito básico em armazenagem, não podemos deixar de citar que o sucesso desta atividade depende também muito da agilidade da etapa recebimento e expedição dos produtos, onde o sistema rápido de transferência de carga visando imobilizar o menor tempo possível os meios de transporte, é fator decisivo para o sucesso do processo.

A definição pela armazenagem é uma decisão estratégica que passa por um amplo planejamento, considerando as necessidades e o nível de serviço que se deseja oferecer ao cliente.

Visíta Técnica - CRC São Paulo

















O Conselho Federal de Contabilidade e os Conselhos Regionais, existentes em todos os estados da Federação e Distrito Federal, são entidades de registro e fiscalização do exercício profissional, criadas por meio do Decreto-Lei n° 9.295, de 27 de maio de 1946.



O CRC é o Conselho Regional de Contabilidade.



Para tornar-se um profissional habilitado e exercer a profissão de Contabilista, o interessado após concluir o Curso de Ciências Contábeis ou o Curso Técnico em Contabilidade deverá dirigir-se ao CRC de seu estado.



Em nosso país, a profissão regulamentada tem na Constituição Federal, artigo 5°, incisso XIII: "É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício, ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer".



Em São Paulo o CRC localiza-se: Rua Rosa e Silva, 60 ; CEP - 01230-909 ; Fone: (11) 3824-5400.




Os alunos do Técnico em Contabilidade I realizaram uma visita técnica ao CRC no dia 04/05/2011, acompanhados pelos professores Noelsi, Maria Amélia e Paulo José. Após serem recepcionados com um café, participaram de uma palestra e uma simulação de plenário da categoria.









quarta-feira, 11 de maio de 2011

SEMANA PAULO FREIRE - SLS

Parabéns ao Wladimir e grupo pela apresentação musical na Extensão SLS em 06/05.
Fechando com chave de ouro a Semana Paulo Freire e recebendo os aplausos de todos os alunos e professores.




segunda-feira, 9 de maio de 2011

REPOSIÇÃO DE 28/02 - TURMAS MANHÃ



Alunos dos cursos de ADM e CV manhã irão para o Itaú Cultural nesse sábado dia 14/05 com ÔNIBUS saindo da Etec as 09hs.

Foram selecionados 06 alunos por turma para representar o módulo nessa visita. Se for menor de idade, retire a autorização com a Tânia ou Mariana.

Quem quiser saber mais sobre a exposição e sobre o espaço que será visitado o site é: www.itaucultural.org.br

domingo, 8 de maio de 2011

Aula Contabilidade de Custos

Caros alunos do Cont. II

Conforme combinado, segue link de tabela que utilizaremos em nosso próximo encontro, terça-feira dia (10/05):

http://www.mediafire.com/file/hd9lc3n0n0yfpyq/planilha%20controle%20de%20estoque.docx

Favor levar aproximadamente 12 cópias.

Grato,

Prof. C. Rodrigo
CC

Trabalho de EADF

Alunos Cont. III

Segue assuntos a serem abordados no trabalho que deverá ser entregue nesta próxima segunda-feira (09/05):

- TAXA DE JUROS SELIC (Hoje; Previsão p/ 2011; Importância).
- INFLAÇÃO {O que é?; Meta do governo (citar a margem de erro)}
- CRESCIMENTO DO PAÍS (quanto cresceu em 2010 em %; Previsão para 2011;
Citar a FONTE de pesquisa.

Grato,

Prof. C. Rodrigo
EADF

Visita a Bovespa







Os alunos das turmas contabilidade I, contabilidade II e contabilidade III realizaram uma visita técnica em 30/04/2011, acompanhados pelos professores Paulo José, Paulo Gonçalves e Aldria.

Estamos aguardando resposta da Bovespa para um nova visita com os alunos que ainda não foram devido ao limite de participantes autorizado pela Bovespa.


Prof. Noelsi.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Planejamento Financeiro e Orçamento - PFO

Boa tarde Alunos de Administração - Manhã e noite

Abaixo os links para prosseguirmos com as aulas: Como emitir o relatório, modelo de relatório e MAterial de Orçamento empresarial

http://www.mediafire.com/?ap4f2og9e1sb994

http://www.mediafire.com/?0qtcpgk76tgeb1d

http://www.mediafire.com/?m77uwhzxa9bpqg0

Quaisquer problemas me avisem ou postem um comentário.

Até a aula

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Material de apoio - POC I e POC II

Boa tarde Alunos,

Para as próximas aulas trabalharemos os temas:

POC I - Operações com Mercadorias e Apuração de resultados, e o material de suporte e os exercícios estão no link abaixo:

http://www.mediafire.com/?qimwk5jcog7kt6j
http://www.mediafire.com/?3b64cfpc3cy8brb

POC II - Avaliação de Estoques e atividades

http://www.mediafire.com/?4a58v25kcz9rccd
http://www.mediafire.com/?6lll7mlmlqmb4q8

Encaminharei uma cópia a copiadora. Até a aula