sábado, 15 de agosto de 2009

O Jogo de Empresa como instrumento de aprendizagem

Uma maneira ótima de aprender é vivenciando. Na última aula de Psicologia Organizacional do 1º semestre deste ano as turmas dos módulos 1 do período da tarde e da noite, realizaram um jogo de empresa chamado “Oficina de Máscaras”.

O jogo foi baseado e adaptado a partir de uma técnica, deste mesmo nome, criado pela consultora mineira Maria Rita Miranda Gramigna.

Neste jogo, todos devem participar. Os alunos são chamados a desenvolver um trabalho coletivo com objetivos e prazos determinados e recursos materiais pré estabelecidos. Durante a execução da tarefa vários fatores são mobilizados, principalmente os que se referem aos comportamentais. Gerenciar as próprias particularidades e a de cada um no grupo, as diferentes habilidades, os estilos pessoais, além dos conceitos técnicos adquiridos em outros componentes curriculares, fazem parte do jogo. No final, os alunos avaliam o próprio trabalho, comparando os resultados apresentados com os critérios de qualidade definidos no início da atividade.

Sem dúvida uma experiência muito interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.